A agência eclesiástica de ajuda Cáritas Internacional preside a 58º Conferência anual conjunta entre mais de três mil organizações não governamentais (ONGs) de todo o mundo e a Organização de Nações Unidas (ONU) que se celebra de 7 a 9 de setembro em Nova Iorque para avaliar e debater assuntos de pobreza extrema, desenvolvimento e segurança global.

Conforme informou a agência humanitária, Joseph Donnelly, delegado permanente do Cáritas Internacional ante a ONU lidera as sessões da cita que se celebra sob o lema "Nosso desafio: Vozes para a paz, a participação e a renovação".

A presente Conferência tem lugar apenas uns dias antes da cume de Chefes de Estado do mundo que se realizará entre 14 e 16 de setembro na sede nova-iorquina da ONU para avaliar o cumprimento, cinco anos depois, dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) aprovados pela Assembléia Geral faz cinco anos e que deverão ter sido atingidos em 2015.

Os participantes da conferência debaterão sobre o fortalecimento do sistema da ONU em seu compromisso de luta contra a pobreza e a defesa da proteção dos direitos humanos.

Cada um dos 30 grupos de trabalho programados analisará os avanços dos ODM em matérias como a redução da pobreza, a promoção da educação básica, a melhora dos sistemas de saúde e o estabelecimento de modelos mais eqüitativos de desenvolvimento em todo o mundo.

Para esta reunião, Cáritas, em colaboração com a aliança de entidades católicas CIDSE (Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e a Solidariedade), apresentou sua posição no documento de trabalho "Mais que um jogo de cifras?".

Nas sessões, os participantes debaterão também sobre o futuro das Nações Unidas e o estreitamento das relações entre as ONGs e os Estados membros. No evento se manterão pela primeira vez encontros entre representantes não governamentais e estatais no marco de diversas mesas redondas.