Após fiscalizar por dois dias em Valência os preparativos do 5º Encontro Mundial da Família (EMF), que se celebrará nesta cidade de 4 a 9 de julho de 2006, o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Alfonso López Trujillo, deu a conhecer que informará ao Papa Bento XVI dos “magníficos preparativos” para dita jornada e a “enorme ilusão com a qual o esperam em Valência”.

Antes de retornar a Itália, o Cardeal colombiano se reuniu com responsáveis pelas distintas comissões organizadoras, a quem manifestou que retornava a Roma “muito contente” pelo que tinha visto, e “para informar ao Santo Padre dos magníficos preparativos para o Encontro, nos quais se está trabalhando em Valência”, informou a agência Avan.

Do mesmo modo, o Cardeal disse estar “positivamente surpreso pelo muito que se avançou e o ritmo dos trabalhos”, e adiantou que contará “à Sua Santidade a enorme ilusão com a qual é esperado em Valência”.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Família agradeceu ao Arcebispo de Valência, Dom  Agustín García-Gasco, “o esforço elogiável que estão realizando todas as comissões”.

O Cardeal visitou durante sua estadia na cidade as instalações de Feira Valência, onde terá lugar um Congresso Internacional dedicado à Família, dentro dos atos previstos para o EMF, assim como um grande concurso dedicado a mostrar as iniciativas e projetos a favor da família nos distintos países do mundo.

O Encontro Mundial da Família em Valência em 2006, segundo estimativas da fundação encarregada dos preparativos, contará com uma participação prevista de entre um milhão e méio e dois milhões de pessoas nos atos mais multitudinários que presidirá o Papa Bento XVI.