Dom Georg Gänswein, prefeito da Casa Pontifícia, explicou ao Vatican News que o Papa Emérito Bento XVI está passando o dia de seu aniversário sem visitas por causa da pandemia, mas circundado pelo afeto e pelas orações, e rezando especialmente pelas vítimas da coronavírus.

O secretário de Bento XVI e prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Gänswein, explicou ao Vatican News que começaram o dia do 93º aniversário do Papa Emérito celebrando a Missa de uma maneira mais solene do que o habitual na capela do mosteiro Mater Ecclesiae. O dia continuou marcado por momentos de oração, leitura e também momentos dedicados a cantos típicos da Baviera, região da Alemanha de onde se origina Bento XVI.

Segundo especificou, Bento XVI está passando o dia com sobriedade e gratidão ao Senhor. Respeitando as medidas de segurança para evitar o contágio, não recebeu visitas, mas recebeu numerosos telefonemas de felicitações, em particular do seu irmão Georg. Recebeu também muitas felicitações pelo correio e por e-mail.

O prefeito da Casa Pontifícia explicou que o Papa Emérito está constantemente informado sobre os desdobramentos da pandemia e reza diariamente pelos doentes e por todos aqueles que sofrem por causa do vírus. "Ficou também particularmente impressionado com os muitos sacerdotes, médicos e enfermeiros mortos, em particular no norte da Itália, na realização do próprio serviço de assistência aos doentes do coronavírus", disse Dom Gänswein.

Especificou também que Bento XVI "participa desta dor" e acompanha "preocupado", mas "não se deixa roubar a esperança".

Um presente especial

Bento XVI recebeu um presente especial durante a manhã. Trata-se de uma biografia volumosa escrita pelo jornalista alemão Peter Seewald que será publicada em 4 de maio. “Inicialmente, Seewald pretendia presenteá-la pessoalmente nestes dias ao Papa emérito. Infelizmente, a pandemia o tornou impossível”, indicou Dom Gänswein.

A biografia de Seewald “Bento XVI – uma vida” será publicada pela casa editora Droemer Knaur. O autor publicou vários livros-entrevista com o Papa Emérito, entre os quais os best sellers “Luz do mundo” e “Últimas conversações”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: