O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, nomeou Giuseppe Schlitzer como diretor da Autoridade de Informação Financeira do Vaticano (AIF) e Federico Antellini Russo como vice-diretor.

Giusepe Schlitzer, que substitui Tommaso Di Ruzza que terminou seu mandato, é formado em Economia e Comércio pela Universidade Federico II de Nápoles. Especializou-se em economia na Universidade de Chicago e na Universidade George Washington.

É professor de Finanças Internacionais e autor de vários ensaios sobre macroeconomia e finanças, previsões econômicas, governança e ética de empresa.

Ocupou diferentes cargos no Banco da Itália, onde atualmente atua como Conselheiro de Censura na filial do Centro Donato Menichella, no Fundo Monetário Internacional em Washington D.C., na Confindustria e na Federação Abi-ANIA.

Também foi conselheiro delegado da AITEC, Associação Técnico-Econômica de Cimento.

Por sua vez, Federico Antellini Russo atua na AIF desde 2015. É formado em Economia Política pela Universidade LUISS Guido Carli, uma instituição onde depois exerceu como professor.

Foi economista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Consip spa de 2008 a 2013 e de 2013 a 2015, no Serviço de Pesquisa e Estudos da Caixa de Depósitos e Empréstimos.

A Autoridade de Informação Financeira é o órgão responsável pela supervisão financeira da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano. Entre suas competências está a prevenção e combate de crimes financeiros.

Essas duas nomeações completam a renovação da cúpula da AIF após a nomeação de Carmelo Barbagallo como Presidente desta instituição na quarta-feira, 27 de novembro de 2019.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: