O Cardeal Stephen  Fumio Hamao, presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes, inaugurou ontem em Bangkok  (Tailândia) o Sexto Congresso sobre a Pastoral do Turismo, que tem como tema “O turismo a serviço do encontro entre os povos”.

Durante a inauguração, o Purpurado japonês agradeceu aos sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, “comprometidos no âmbito da evangelização deste  importante fenômeno da sociedade contemporânea”.

O congresso, acrescentou, “tem a clara intenção de manifestar a preocupação particular da Igreja a respeito dos países que são meta turística, principalmente aqueles em deenvolvimento”.

O Cardeal Hamao destacou aos delegados de 35 países que “é  indiscutível a contribuição do turismo para o desenvolvimento econômico e social dos países”, disse o purpurado aos 110 participantes procedentes de 35 países.

“Me atrevo a dizer que é uma evidência reconhecer que possa contribuir, e que o está fazendo já, a uma melhor compreensão entre os povos”, acrescentou o Purpurado; ao destacar que “sem dúvida, também estão claras as dificuldades que se interpõem neste caminho, assim como são evidentes os erros que se cometem. Por isso, o turismo, que forma parte de toda realidade humana, tem necessidade da constante ação evangelizadora da Igreja; tem necessidade da graça salvífica de Deus”.

Por sua vez, o arcebispo Agostino Marchetto, Secretário desse dicastério, apresentou um informe sobre os principais fatos que caracterizaram o desenvolvimento da pastoral do turismo na Igreja desde o último congresso, celebrado em Éfeso  (Turquia) em 1998.

Em particular destacou cinco mensagens escritas pelo Santo Padre desde o ano 2000 para a Jornada Mundial do Turismo, assim como as  “Orientações” publicadas em 2001 pelo mesmo Pontificio Conselho.

Depois centrou sua reflexão no “mistério eucarístico, fonte e cume de toda ação pastoral”. A esse respeito, o Prelado destacou que o turismo era um fator de encontro entre os povos e  portanto era necessário individualizar as políticas pastorais adequadas para favorecê-lo.

Indicou a necessidade de incluir o estudo da pastoral do turismo nos programas dos centros acadêmicos, destacando os dois arguentos que o congresso analisa em profundidade: o turismo social e a luta contra a exploração sexual provocada pelo turismo.

Entre os oradores da jornada encontravam-se Francesco Frangialli, secretário geral da OMT (Organização Mundial del Turismo), que analisou a dimensão cultural e social do turismo internacional; Norberto Tonini, presidente do Departamento Internacional de Turismo Social, que falou de turiso e de seu impacto no desenvolvimento e o D. José da Silva Lima, professor da Universidade Católica Portuguesa, que abordou o tema do turismo como forma de encontro entre os povos.