Um sacerdote missionário no Iraque, país que sofreu uma dura guerra com o grupo terrorista Estado Islâmico até poucos anos atrás, destaca a mensagem que os cristãos missionários transmitem para o resto do mundo diante da pandemia de coronavírus: “É um momento muito apropriado para se voltar a Deus".

Pe. Luis Montes, sacerdote argentino missionário do Instituto do Verbo Encarnado, que vive há mais de duas décadas no Oriente Médio, enfatizou que "nós estamos em contato permanente com a morte e isso nos faz esquecer-nos das nossas pequenezes e pensar no que realmente importa”.

A guerra desencadeada pelo grupo terrorista do Estado Islâmico deixou dezenas de milhares de mortos e mais de cinco milhões de deslocados no Iraque. Os extremistas muçulmanos tinham como alvos de seu massacre especialmente cristãos, muçulmanos xiitas e yazidis.

Entre suas distintas denominações, os cristãos não representam mais de 1% dos 38 milhões de cidadãos do Iraque.

Até o dia 13 de abril, segundo a Universidade Johns Hopkins, havia 1.863.406 de casos confirmados de coronavírus COVID-19 no mundo, assim como 114.983 mortes.

No Iraque, foram confirmados 1.352 casos e 76 mortes.

Pe. Montes, atualmente encarregado da Catedral do Rito Latino em Bagdá junto com Pe. Jorge Cortez, assinalou que “uma realidade daqui, nesses países onde o cristianismo é perseguido, é que durante a guerra, com os atentados, com a violência, com o terrorismo jihadista, as pessoas têm muito presente a morte e isso faz com que muitas das bobagens que as pessoas vivem em outros lados percam força e que as pessoas se centrem no que verdadeiramente importa: a união com Deus, viver bem, fazer o bem, ter o olhar posto no Céu, onde o Senhor nos espera para que gozemos d’Ele por toda a eternidade”.

"A mensagem que nós gostaríamos que chegue a todo o mundo", disse, é que o momento atual com a pandemia de coronavírus COVID-19 é "muito apropriado para se voltar a Deus. Deus derrama abundantes bênçãos e nos espera, e é por isso que é um momento apropriado para olhar pra Ele. Como dizia João Paulo II lindamente, "olhar para Ele".

"E mudar de vida, arrepender-se dos pecados, pensar no prêmio eterno que nos espera se vivermos de acordo com os mandamentos que nosso Senhor Jesus Cristo nos dá", assinalou.

Pe. Montes assinalou que “conhecemos casos muito bonitos em diferentes partes do mundo. Como as pessoas, ao não poderem ir à Missa, ao se sentirem trancadas, de certo modo confrontadas com a morte, estão rezando mais, estão voltando para Deus, estão sentindo saudade de receber os sacramentos”.

"Deus é todo-poderoso e até do mal tira coisas boas. Somos testemunhas disso", indicou, e explicou que "o coronavírus, essa pandemia, os fez pensar um pouco mais sobre o fim da vida e que isso fez com que muitos agora estejam se aproximando a Deus e essa é uma grande bênção que Deus tira desta tragédia”.

O sacerdote concluiu dizendo que "rezamos pelo fim da pandemia. Rezamos para que as pessoas aproveitem esta catástrofe da pandemia para se aproximarem a Deus”.

Confira também: