A Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC) anunciou que o Governo da ilha autorizou 60 procissões para celebrar em todo o país a festa da Virgem da Caridade do Cobre, Padroeira de Cuba, mas negou doze solicitações.

Segundo uma nota da Assessoria de Imprensa da Conferência, as peregrinações autorizadas serão realizadas em oito das onze dioceses do país: Havana, Matanzas, Cienfuegos, Santa Clara, Cego de Ávila, Camagüey, Bayamo-Manzanillo e Holguín.

Do mesmo modo, os bispos informam que "nesta ocasião foram vetadas sete permissões para celebrar procissões religiosas", duas delas na diocese Bayamo-Manzanillo, alegando que "não eram convenientes" sem mais precisões.

O texto acrescenta que não se estenderam outras cinco permissões à Arquidiocese de Camagüey com o argumento de que "não havia tradição", em alguns casos, e que "já se autorizou uma procissão no mesmo município", em outros.

A sede principal da celebração será o Santuário Nacional do Cobre, onde se encontra a Virgem mulata achada na Baía de Nipe em 1606, e declarada Padroeira de Cuba por Bento XV em 1916.

Neste local, o Arcebispo do Santiago de Cuba, Dom. Pedro Meurice, presidirá uma Missa na quinta-feira, dia 8, às 9h30 da manhã, e abençoará os novos sinos do Santuário Nacional, doados por bispos italianos. Horas antes, centenas de jovens peregrinarão da cidade do Santiago até a cidade do Cobre.

Ontem terça-feira, Dom. Meurice declarou à Radio Martí, que a afluência de paroquianos nos dias prévios à festa foi "extraordinária", cumprimentou "todos os cubanos, estejam onde estiverem" e recordou que a celebração é "um símbolo, uma amostra de que somos um só povo, porque nos congregamos nestes dias sob o amparo de Nossa Senhora da Caridade".

Uma das procissões mais importantes autorizadas pelo Governo se celebrará na paróquia Nossa Senhora da Caridade, em Centro Havana. Percorrerá menos de um quilômetro e estará liderada pelo Cardeal Jaime Ortega y Alamino, Arcebispo de Havana, quem celebrará uma Missa solene neste recinto.

Durante décadas as procissões católicas estiveram proibidas em Cuba e a tradição se retomou pouco a pouco da visita do Papa João Paulo II, em janeiro de 1998.

Festa no exílio

Em Miami, onde reside a maior quantidade de cubanos fora da Ilha, os devotos poderão celebrar a festa no Miami Arena, onde no mesmo dia 8 de setembro a 19h, o Arcebispo local, Dom. John Clement Favarola e o Bispo Emérito de Miami, Dom. Agustín Román, celebrarão uma Missa solene.

Em Madri, o Centro Cubano da Espanha preparou duas Missas. A principal será às 20h na igreja do São Domingos Real e haverá uma prévia ao meio dia no Convento das Descalças Reais, onde se encontra uma imagem da Caridade do Cobre trazida de Cuba pelo exército espanhol ao finalizar a Guerra de Independência.