O Arcebispo de Los Angeles e presidente do Episcopado dos EUA, Dom José Gomez, ofereceu uma reflexão e algumas orientações práticas para viver a Semana Santa em casa, frente à impossibilidade de ir às igrejas por causa da quarentena decretada devido à pandemia de coronavírus,

"Esta Semana Santa será diferente. Nossas igrejas podem estar fechadas, mas Cristo não está em quarentena e seu Evangelho não está acorrentado. O coração de nosso Senhor permanece aberto para todo homem e toda mulher. Embora não possamos adorá-lo juntos, cada um de nós pode buscá-lo no sacrário de seu próprio coração”, afirmou o Prelado de origem mexicana em sua coluna publicada, em 7 de abril.

“Como Ele nos ama e como Seu amor nunca pode mudar, não devemos ter medo, mesmo neste momento de provação e dificuldade. Nestes mistérios que lembramos nesta semana, renovemos nossa fé em seu amor", continuou.

Dom Gomez nos animou a celebrar a Semana Santa em casa. “Para os pais de crianças pequenas, este pode ser um momento de graça, um tempo para testemunhar a importância da fé em suas vidas. Rezem com seus filhos, especialmente o Terço; leiam a Bíblia, assistam em família a transmissão da Missa ao vivo”, incentivou.

O Arcebispo incentivou a ler a Bíblia de acordo com cada dia da Semana Santa. “Na Quinta-feira Santa, rezem com ele em sua Última Ceia e permaneçam com ele em sua agonia no horto. Ajudem-no a carregar sua cruz na Sexta-feira Santa. No silêncio do Sábado Santo, contemplem tudo o que obteve para nós pelo amor que tem por nós, e alegrem-se com ele diante do túmulo vazio na manhã da Páscoa”, incentivou.

O Prelado exortou a participar ativamente das celebrações litúrgicas, seguindo-as pela televisão ou Internet, lembrando que "vocês não são ‘espectadores’ que estão assistindo passivamente uma atuação. Nessas liturgias, Jesus Cristo está verdadeiramente presente, assim como em cada Missa. Junto com o sacerdote, vocês estão oferecendo seu sacrifício de louvor ao Deus vivo e nós o adoramos junto com os anjos e com toda a comunhão dos santos”.

O Arcebispo também sugeriu fazer uma comunhão espiritual nas celebrações e oferecer os "sofrimentos e sacrifícios pessoais por aqueles que estão doentes com coronavírus e por todos os membros dos ministérios de saúde, que estão arriscando suas vidas para cuidar deles".

“Rezem por todas as suas famílias e seres queridos. Rezem por aqueles que sofrem com a perda de seus empregos e negócios e por todos aqueles que temem pelo futuro. Rezem pela grande quantidade de homens e mulheres que estão arriscando sua saúde para fornecer serviços essenciais neste momento de necessidade", pediu.

Dom Gomez também disse que na Sexta-feira Santa "e em nome de todos os bispos dos Estados Unidos, rezarei a Ladainha do Sagrado Coração de Jesus para pedir pelo fim da pandemia de coronavírus".

O Arcebispo lembrou também que “o Santo Padre concedeu uma indulgência plenária especial para aqueles que rezem, pedindo pelo fim dessa pandemia. Para receber essa indulgência, devem rezar na Sexta-feira Santa a Ladainha do Sagrado Coração, arrepender-se verdadeiramente de seus pecados e desejar receber o Sacramento da Reconciliação assim que seja possível, e também é necessário rezar pelas intenções do Papa”.

Dom Gomez também nos incentivou a pedir "a nossa Santíssima Mãe Maria que interceda por nós, para que ele nos liberte de todo mal e nos conceda a paz em nossos dias”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: