Ao tempo que pediu “proteger por cima de tudo” o direito dos pais na futura lei de educação na Espanha, o Bispo de Palencia, Dom Rafael Palmero, assegurou que a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) pretende "continuar" mantendo um "diálogo cordial" com o Governo sobre o projeto de lei Orgânica de Educação (LOE).

O Prelado palentino recordou que desde a CEE "pretendia-se manter um diálogo cordial" com o Ministério de Educação, diálogo que "não sei por que ou se paralisou ou não se iniciou", embora insistiu em que a intenção do episcopado é a de "continuar tentando-o".

Do mesmo modo, o Bispo se mostrou otimista, pois "parece que ao final a decisão vai ficar a consideração dos governos autonômicos". Assim, “acredito que aqui, em Castilla e León, mantém-se uma inteligência mútua e se poderão clarificar as coisas", detalhou.

Na primeira reunião da Comissão Mista entre o organismo episcopal e o Ministério de Educação, celebrada o passado 23 de junho, acordou-se postergar para um segundo encontro a discussão sobre as questões de educação confessional no ensino público. Entretanto, o passado 22 de julho se suspendeu esta segunda entrevista, devido à surpresiva aprovação do anteprojeto de lei por parte do Conselho de ministros, sem mediar diálogo algum com a Igreja.

O texto aprovado em Conselho de ministros determina que a aula de Religião seja de oferta obrigada nos centros e eleição voluntária para os alunos, ficando sem valor para computar como nota no acesso a bolsas de estudo e à universidade. O Episcopado considera que a LOE "recorta o direito fundamental dos pais a decidir sobre a educação de seus filhos".