A única igreja católica no Afeganistão foi fechada para impedir a propagação de coronavírus e, talvez, os ritos da Semana Santa não possam ser celebrados no país.

A embaixada italiana na capital Cabul decidiu encerrar e suspender as celebrações de sua capela católica Nossa Senhora da Divina Providência, porque os primeiros casos de COVID-19 no Afeganistão apareceram nesta cidade e o vírus continua se espalhando.

“Portanto, na segunda-feira, 23 de março, celebrei a última Missa com as religiosas. No entanto, a participação na Missa de domingo já havia diminuído significativamente nas últimas semanas, um sinal de que muitos já retornaram aos seus países”, explicou Pe. Giovanni Scalese à agência vaticana Fides.

"Embora, graças a Deus, o contágio no Afeganistão não tenha atingido os níveis da China ou da Itália, a experiência desses países sugere que o perigo do vírus não deve ser subestimado", assinalou Pe. Scalese, que disse ter enviado um comunicado no final de fevereiro com as medidas de precaução para impedir a expansão de COVID-19

Pe. Scalese, sacerdote barnabita responsável pela Missio sui iuris no Afeganistão, disse que continua celebrando a Eucaristia na igreja dentro da embaixada; no entanto, manifestou não saber se será possível viver os ritos da Semana Santa por falta de ministros.

"Não sei se será possível viver os ritos da Semana Santa, porque requerem a participação dos fiéis ou, pelo menos, de alguns ministros, mas, de qualquer forma, sempre que houver a possibilidade de celebrar uma Santa Missa, eu o farei”, assinalou Pe. Scalese.

O sacerdote barnabita disse aos fiéis que experimentem “este período de provação com espírito de penitência e reconciliação” e os encorajou a viver esse tempo acompanhados da oração pessoal através das orações devocionais católicas e das celebrações transmitidas pelos meios de comunicação.

“Encorajo todos a viverem o próprio caminho fazendo uso das celebrações e momentos de oração divulgados pelos meios de comunicação (...). Convido-os a rezarem todos os dias o Terço da Divina Misericórdia e o Santo Terço por nós mesmos, pelos nossos entes queridos, pelas vítimas do coronavírus, pelos agentes de saúde e pelas autoridades civis”, disse Pe. Scalese.

Segundo Channel News Asia, atualmente existem no Afeganistão 120 casos confirmados de infectados com COVID-19, quatro falecidos e dois recuperados da doença.

Até 27 de março, foram registrados dois diplomatas e quatro soldados italianos infectados, assinalou a agência vaticana Fides, e informaram que o Afeganistão não possui instalações de saúde adequadas para responder a uma possível crise.

Da mesma forma, a Agência Fides informou que a possível crise de saúde no país se soma ao momento que vivem de “total incerteza política, devido ao dualismo entre o presidente eleito Ashraf Ghani e seu oponente Abdullah Abdullah, ambos autoproclamados vencedores das últimas eleições”.  

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: