O presidente e CEO da EWTN, Michael Warsaw, disse em 26 de março que a maior rede de televisão católica do mundo permanecerá aberta e no ar com seu conteúdo informativo e catequético durante a pandemia de coronavírus COVID-19, e enfatizou que este ministério é mais urgente do que nunca.

"Eu acho que há muita ansiedade. Há muito medo. As pessoas se sentem sem conexão. E acho que uma das coisas que a EWTN fornece é um lugar onde as pessoas podem pisar no chão, conectar-se com a fé e realmente encontrar a segurança de que Deus está lá para elas neste momento realmente difícil", disse Warsaw em EWTN News Nightly.

Warsaw enfatizou que, embora a pandemia global tenha afetado a vida de todos, incluindo funcionários da EWTN, foram adotadas políticas para garantir que as notícias e as publicações da catequese continuem. À medida que o vírus se espalhava por toda a região da Ásia-Pacífico, Europa e especialmente Itália, antes de chegar aos Estados Unidos, a rede católica se adaptou às novas circunstâncias.

“A maioria dos nossos funcionários está trabalhando remotamente. E temos funcionários essenciais que ainda estão em seus locais de trabalho em Irondale e aqui em Washington e em outras partes”, assinalou. “E, certamente, estamos preparados caso precisemos fazer mais restrições”.

“O resultado final é que continuaremos transmitindo nossos canais. Continuaremos produzindo programação, particularmente a Missa, notícias e outros programas importantes que continuarão, e estamos preparados para que isso continue”, acrescentou.

Warsaw enfatizou que, além de suas publicações de notícias, o conteúdo pastoral e de catequese é um recurso importante para os católicos e que, com as disposições ativas de autoisolamento em muitas partes dos Estados Unidos e do mundo, é vital servir como uma ligação com a Igreja e com a mais ampla comunhão dos fiéis.

Em resposta ao coronavírus, todas as dioceses do rito latino nos Estados Unidos suspenderam as Missas públicas, com muitos bispos ordenando o fechamento completo dos edifícios das igrejas. Os bispos encorajaram os católicos a participarem das liturgias transmitidas ao vivo e a usar televisão, rádio e Internet para promover a oração e a comunhão espiritual.

Nessas circunstâncias, disse Warsaw, muitos católicos disseram a ele que as transmissões da EWTN são como um "colete salva-vidas".

“Uma das coisas sobre as quais eu acho que já ouvi falar muito é que, com todas as igrejas fechadas e a impossibilidade das pessoas, não apenas neste país, mas em nível mundial, poder assistir à Missa no domingo, pessoas se unindo a nossa Missa e participando remotamente de nossa Missa, foi realmente um ‘colete salva-vidas’ para muitas pessoas praticarem a sua fé, a capacidade de assistir a Missa na EWTN, tanto nos nossos canais regulares como também on-line na EWTN.com”, disse.

“Desde a sua fundação, a Madre Angélica sempre quis que a EWTN e seu público fossem uma família. E acho que neste tempo e neste momento somos uma família uns para os outros", acrescentou.

Warsaw incentivou "três coisas que nossa família EWTN pode fazer" junta.

“Uma é, certamente, rezar. Precisamos rezar uns pelos outros", indicou. E disse que, em segundo lugar, pode-se “compartilhar o que tem no presente da EWTN. Esta é uma grande oportunidade para evangelizar. Se as pessoas estão se beneficiando da EWTN, precisam compartilhar isso com os seus amigos, compartilhar isso com a sua família. Essa é uma maneira muito eficaz de ajudar os outros e de evangelizar neste momento".

Como terceiro ponto, Warsaw assinalou que se pode "ter-nos entre a conta de gás e a de luz, como a Madre Angélica sempre dizia".

"É muito importante que tenhamos os recursos para poder continuar nossa missão e continuar levando nossa missão a um público muito, muito maior, que está nos vendo neste momento".

"O apoio financeiro também é fundamental para nós neste momento", disse Warsaw. "E sempre somos, obviamente, muito gratos à nossa família EWTN por isso".

Warsaw indicou que, em um momento no qual tantas pessoas buscam significado e respostas diante da pandemia, a EWTN está “realmente tentando ser um recurso para as pessoas, dar esperança às pessoas e fazê-las lembrar que neste momento o mais importante é que precisamos ter os olhos fixos em Cristo”.

EWTN Global Catholic Network é a maior rede midiática religiosa do mundo. Os 11 canais mundiais de televisão da EWTN são transmitidos em vários idiomas 24 horas por dia, sete dias por semana, para mais de 300 milhões de residências em mais de 145 países e territórios.

As plataformas EWTN também incluem serviços transmitidos através de SIRIUS/XM, iHeart Radio e mais de 500 afiliadas de rádio nos Estados Unidos e internacionalmente em AM e FM, assim como uma rede mundial de serviços de rádio de ondas curtas e um dos maiores sites nos Estados Unidos.

A EWTN também possui serviços de informação digital e impressa, incluindo ACI Digital, ACI Prensa, Catholic News Agency, o jornal National Catholic Register e EWTN Publishing, sua divisão editorial.

Mais em

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: