Semanas antes de sair à venda, a tradução em espanhol do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica se projeta como um novo sucesso editorial na Espanha. Conforme informou a Conferência Episcopal Espanhola (CEE), já são mais de 20 mil pedidos.

"Acreditamos que as primeiras publicações do Compêndio fiquem prontas para o início do outono. A boa notícia é que já há mais de 20 mil pedidos da publicação", declarou à agência a Europa Press o diretor do Secretariado da Subcomissão Episcopal de Catequese, Juan Ignacio Rodríguez.

Segundo o diretor, o Compêndio "dará um serviço muito importante à catequese no mundo. Do mesmo modo, detalhou que, divido em quatro partes, foi redigido em fórmula de pergunta/resposta para facilitar sua leitura e torná-la mais atrativa para o leitor.

O Compêndio, apresentado no dia 28 de junho em Roma, sintetiza em 150 páginas as verdades fundamentais da fé, a liturgia, a moral e a oração católicas, tendo como base o Catecismo da Igreja Católica publicado em 1992 e editado em mais de 60 línguas.

A Livraria Editora Vaticano é a encarregada da publicação deste novo texto. Entretanto, a tarefa de tradução e edição nas diversas línguas depende das conferências episcopais. Na Espanha, a CEE edita o Compêndio através da Associação de Editores do Catecismo, um conglomerado de 23 editorias religiosas.

A modo de exemplo, explicou Rodríguez, "a pergunta 'Qual é o intuito de Deus para o homem' responde no Compêndio em menos de dez linhas o que no Catecismo se explica nos pontos de 1 a 25 de uma maneira fiel ao primeiro texto", acrescentou.

Recentemente, o Papa Bento XVI apresentou o Compêndio do Catecismo como "instrumento" com o qual a Santa Se trata de dar resposta à "exigência" de uma "síntese" do Catecismo na qual se incluíram "todos os elementos essenciais e fundamentais da fé e a moral católica".

Há algumas semanas, em seu encontro em Colônia (Alemanha) no transcurso da 20º Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre recordou aos jovens que este livro é "fundamental" e os incentivou a estudá-lo.