O Presidente do Chile, Ricardo Lagos, destacou o papel da Igreja na Colômbia como mediadora nos processos de paz e a criação de alternativas para a solução do conflito que atravessa este país.

O presidente chileno visitou a Colômbia a semana passada para conhecer mais de perto o processo de reinserção-–que procura que homens de grupos armados retornem à vida civil– desenvolvido pelo governo nacional com o grupo Auto-defesas Unidas da Colômbia (AUC).

Nesta visita, o Presidente Lagos se reuniu com os Bispos do Comitê Permanente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), onde o Presidente da CEC e Arcebispo de Tunja, Dom Luis Augusto Castro, assinalou que a Igreja Católica é porta-bandeira da paz, sempre e quando esta seja possível pela via do diálogo.

Referindo-se ao tema da negociação e a justiça social, o Prelado explicou ao presidente Lagos que pode encontrar na Colômbia “uma Igreja muito comprometida com a paz, muito desejosa de seguir procurando caminhos, de colaborar positivamente com o Governo e todas as forças da nação neste fruto conquistado, que é o desejo de todos os colombianos”.

O mandatário chileno destacou o importante papel que tem a Igreja como facilitadora nos processos de paz, do mesmo modo, mostrou-se otimista ante a proposta do pré-diálogo realizada pela Igreja aos grupos armados do país, considerando-o como “um caminho que dê confiança para avançar nos diálogos entre as partes em conflito”.