A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil informou que foram suspensas as visitas ad limina apostolorum dos bispos brasileiros, que aconteceriam até outubro deste ano, devido à pandemia de coronavírus COVID-19.

De acordo com a entidade, seu secretário-geral, Dom Joel Portella Amado, enviou um comunicado a todo o episcopado do país, no qual afirma que “a Nunciatura Apostólica recebeu comunicado da Congregação para os Bispos onde se informa que o Santo Padre, considerando o atual quadro pandêmico gerado pelo coronavírus, optou por suspender as visitas ad limina que estavam marcadas até outubro”.

Entretanto, o secretário-geral indicou que a Congregação para os Bispos pediu que os Regionais da CNBB continuem enviando os relatórios das dioceses “nos prazos e nos formatos solicitados”.

“A Presidência da CNBB está acompanhando a triste realidade que se abateu sobre o mundo, chegando ao nosso Brasil. Une-se em oração e colaboração com os irmãos bispos nesse momento de perplexidade, mas também de confiança em Deus, solidariedade e esperança”, completou.

As visitas ad limina apostolorum costumam ocorrer a cada cinco anos. Nela, os Bispos peregrinam aos túmulos dos Apóstolos, além de realizar diversas reuniões com os Dicastérios da Santa Sé. Seu ponto alto é o encontro com o Papa.

As visitas ad limina dos bispos brasileiros são divididas de acordo com os 18 regionais da CNBB. Neste ano, o Regional Centro-Oeste foi o primeiro a realizá-la, entre 10 e 17 de fevereiro; em seguida, foi a vez dos prelados do Regional Sul 2, de 17 a 27 do mesmo mês.

A visita seguinte seria do Regional Sul 3, que aconteceria de 21 a 30 de março. Entretanto, no início do mês informou-se que havia sido suspensa também devido à pandemia de coronavírus. A última visita dos bispos brasileiros neste ano seria a do Regional Sul 4, em outubro.

Confira também: