A Conferência Episcopal Hondurenha publicou um documento no qual alenta aos cidadãos a participar dos próximos comícios eleitorais com um voto em consciência e ofereceu alguns princípios éticos para ajudá-los neste discernimento.

O texto, titulado “Votar em Consciência: Uma grande oportunidade que não se pode desperdiçar”, sustenta que “houve um avanço na maturação política da população” mas “existem ainda muitos defeitos em nossa democracia que nos exigem esta reflexão”.

Segundo os bispos, “votar conscientemente supõe, em primeiro lugar, criar e favorecer todas as condições para um sufrágio democrático e além disso, que cada eleitor conheça o valor e as conseqüências do grau de responsabilidade que assume ao exercer este direito”.

“Votar em consciência é, no fundo, votar livre de todo interesse que não seja o do Bem Geral da Nação”, advertem os prelados e pedem aos eleitores “ter uma visão o mais clara possível do que necessita a Honduras para ir superando o sub-desenvolvimento”.

Do mesmo modo, sustentam que “uma jornada eleitoral como a que se vive atualmente é um momento onde o cidadão reafirma que ele é o dono da democracia, a qual não se pode reduzir ao exercício do sufrágio, senão que se constrói com a participação cidadã, entretanto, não esqueçamos que o ‘Voto Certo’ é a expressão do tamanho de nossas esperanças e do compromisso comum de torná-las realidades irrenunciáveis”.