A Rede Cáritas Estados Unidos informou que o pessoal de todas suas filiais nesse país já se encontra nos estados do Golfo do México brindando a ajuda necessária a todos o danificados afetados a semana passada pela passagem do furacão Katrina.

Entre a ajuda  brindada por Caritas diocesanas norte-americanas na região afetada se inclui acolhida temporária aos  que perderam seus lares, fornecimento de água potável e mantimentos, serviços médicos de urgência e apoio espiritual e psicológico aos familiares das vítimas.

Enquanto isso, as Cáritas dos estados do Golfo do México estão oferecendo assistência básica às centenas de milhares de evacuados das áreas sinistradas e começaram a preparar os planos de reconstrução da zona afetada.

Do mesmo modo, em Baton Rouge instalaram um centro de coordenação de emergência, onde se oferece assistência aos danificados, em estreita coordenação com outras organizações de ajuda humanitária.

Por outro lado, Cáritas de Memphis, Galveston, Houston e Santo Antonio ativaram também planos de emergência para socorrer aos danificados e puseram no aeroporto internacional Louis Armstrong de Nova Orleans uma operação especial de ajuda às pessoas que estão sendo evacuadas da cidade.

Por sua parte, o presidente de Cáritas Internacional, Denis Viénot, assinalou que “a força do furacão Katrina golpeou de maneira terrível aos mais pobres, os quais não só perderam dezenas de vidas mas também os mais elementares médios para viver dignamente”.