A Santa Sé anunciou a realização da 20º Conferência Internacional promovida pelo Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde em que se estudará a situação atual da genética humana assim como seus aspectos históricos, éticos, culturais e terapêuticos.

A Conferência, que se celebrará de 17 a 19 de novembro no Vaticano abordará o tema "O genoma humano".

Na apresentação do programa, o Presidente do dicastério, Cardeal Javier Lozano Barragán, afirmou que embora o argumento é muito amplo e é objeto de novas investigações e descobrimentos, "nosso objetivo é estudá-lo unicamente desde o ponto de vista da saúde, fazendo insistência no aspecto terapêutico".

Os especialistas mundiais que participarão do evento abordarão o tema em três etapas: situação atual, análise e ação.

Segundo o Cardeal, na primeira parte "examinaremos a situação atual da genética: genoma e Post-genoma, enganos genéticos e enfermidades congênitas, predisposição genética ao câncer, assistência médica aos doentes e seus familiares, juízo, engano e negligência nos aspectos genéticos da medicina materno-fetal. Genética humana e seu estatuto jurídico internacional, investigação genética e cooperação internacional”.

Na segunda parte, se estudará o processo histórico da genética humana, ética da genética médica, o caminho do  eugenismo liberal e a ética da consulta médica no campo da genética.

Deste modo se deu a conhecer que se falará da aplicação dos conhecimentos sobre o genoma humano segundo o judaísmo, o islã, o hinduísmo e o budismo, para concluir com a genética e Post-modernidade.      

Por último se discutirá sobre genética e nova cultura, assim como a visão pastoral da investigação genética, genética médica e comitês de ética nos hospitais, direito e genética, educação e atualização dos agentes pastorais em genética e a prevenção das enfermidades genéticas desde o ponto de vista pastoral.