O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Alfonso López Trujillo, chegou a Valência proveniente de Roma, para continuar os preparativos do 5º Encontro Mundial da Família, que se celebrará de 4 a 9 de julho de 2006.

O Cardeal se reunirá durante dois dias com as distintas comissões criadas para a organização deste evento eclesiástico. Deste patronato formam parte o Arcebispado de Valência, a Generalitat Valenciana, a Prefeitura de Valência e a Deputação Provincial.

Esta é a segunda visita que realiza o Cardeal colombiano a Valência em menos de três meses, pois o passado 14 de junho percorreu a cidade observando alguns dos lugares propostos para a Eucaristia que presidirá Bento XVI, ato central do Encontro.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Família comentou que este evento é um “enorme desafio, mas também é enorme a confiança que temos em Valência e na Espanha” e, naquela visita, destacou que o lugar proposto na Praça da Europa para a Eucaristia era “imponente e muito belo”.

De outro lado, mais de 100 mil folhetos sobre o próximo Encontro Mundial da Família foram distribuídos por quase 2 mil jovens valencianos que foram à Jornada Mundial da Juventude em Colônia (Alemanha), que presidiu o Pontífice em agosto. Também os distribuiram em 20 localidades da França e Alemanha.

Núncio Apostólico afirma que Bento XVI iria a Valência

O Núncio Apostólico na Espanha, Dom Manuel Monteiro, afirmou que “há muitas possibilidades de que Bento XVI viaje a Espanha no próximo ano, com motivo do encontro internacional da família, que se celebrará em Valência”.

Dom Monteiro assinalou o anterior ao chegar a Tenerife, aonde presidiu a ordenação episcopal do novo Bispo de Tenerife, Dom Bernardo Alvarez, quem substitui a Dom Felipe Fernández.