O Bispo da Diocese de Apucarana (PR), Dom Carlos José de Oliveira, sobrevoou a cidade paranaense com o Santíssimo Sacramento e a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, no domingo, 22 de março, frente à pandemia do coronavírus.

O prelado esteve acompanhado pelo cura da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, Padre José Roberto Rezende. Ambos decolaram ao meio-dia e sobrevoaram a região, rezando e abençoando toda a população diocesana.

Em declarações a D.A TV, canal no Youtube da Diocese de Apucarana, Dom Carlos José explicou que se tratou de um “ato de fé, de bênção sobre a nossa Diocese, algumas cidades que compõem a nossa Diocese, levando o Santíssimo Sacramento, Jesus na Eucaristia, a imagem da padroeira da Diocese, Nossa Senhora de Lourdes, pedindo a especial bênção e proteção de Jesus e Maria para todos nós que enfrentamos este momento de pandemia”.

“É um sinal também da nossa proximidade, da proximidade da Mãe Igreja para com todos”, assinalou o Bipo, classificando esta iniciativa como um “momento de fé, de oração, de súplica e de intercessão”.

“Nós devemos fazer tudo aquilo que as nossas autoridades sanitárias nos pedem e, ao mesmo tempo, devemos rezar e pedir ao bom Deus: ‘Ó Pai, detém com a tua mão esta pandemia. Concede-nos, ó Pai, dias melhores’. Temos certeza de que o Senhor está conosco e nos dará a vitória”, completou Dom Carlos José.

Por sua vez, Pe. José Roberto Rezende, explicou que há alguns dias, “quando já na eminência” de chegar o dia em que os fiéis não poderia participar da santa Missa, decidiu que “sairia na rua com o Santíssimo no domingo quando o povo já não tivesse condições de ir à igreja”.

Entretanto, não sendo possível também fazê-lo caminhando pelas ruas, por conta da “preocupação de aglomeração de pessoas”, pensou em realizar a bênção de carro. Mas, uma família da cidade de Apucarana, “que prefere o anonimato”, “gentilmente, com muita habilidade, com muita devoção e gratuitamente, nos ofereceu uma aeronave para que pudéssemos sobrevoar a nossa cidade, a nossa região” e dar essa bênção.

Para o sacerdote, esta bênção que sobrevoou a cidade “é a proteção, é a graça do Altíssimo Deus”. “E que, na luz de Deus, possamos o quanto antes, sãos e salvos, voltarmos a podermos louvar e bendizer o Senhor na santa assembleia”.

“Por ora, é este recolhimento, tanto do pensamento, das palavras, no arrependimento dos pecados. E, sobretudo, permaneçamos em casa, para que esta pandemia possa ser controlada e a graça de Deus possa estar com todos sempre, na intercessão da Virgem de Lourdes”, acrescentou.

Dias antes, em 19 de março, o Bispo de Apucarana publicou um decreto por meio do qual suspendeu a celebração pública da Missa.

“Com grande dor no coração, mas na serena aceitação da Vontade de Deus, que não quis, mas permitiu esta pandemia e que saberá tirar desta terrível situação maior bem para seus amados filhos, a partir do dia 20 de março, também de acordo com as decisões de vários prefeitos de municípios que compõem nossa Igreja Particular, devemos suspender toda celebração pública da Santa Missa em nossa Diocese de Apucarana, até segunda ordem”, afirmou no decreto.

No documento, também recomendou que os fiéis acompanhem a Santa Missa através dos meios de comunicação e pediu aos sacerdotes que “ofereçam diariamente o Santo Sacrifício da Missa em favor de toda a humanidade”.

Confira também: