O Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEP) e Arcebispo de Tunja, Dom. Luis Augusto Castro, assistiu ontem na inauguração a "Semana pela Paz" evento organizado pela CEP e diversas ONGs colombianas desde 1987.

O ato principal da inauguração da "Semana pela Paz" foi a celebração da Eucaristia, presidida por Dom. Castro, que pediu um "compromisso total pela vida", e assinalou que há "três tipos de leis que são as que nós como cristãos não devemos seguir, a lei do funil, a lei da selva e a lei do talião, pois são leis que vão contra a dignidade do ser humano". O Prelado pediu "respeitar a vida em todas suas circunstâncias" e assinalou que em "nossa pátria continuam tendo vítimas, continuam tendo seqüestrados, ameaçados".

Em declarações dadas ao jornal colombiano El Tiempo, Dom. Castro ressaltou que a Semana pela Paz tem um fim totalmente humanitário "não são dias para discutir assuntos políticos, mas sim para que brote o humanitário, que muitas vezes nos esquece" e recordou que esta Semana é um "convite para viver em paz. Significa que cada um a busque em sua própria vida, não podemos olhar a realidade em branco e preto, ou em duas margens: a dos bons e a dos maus. O conflito do país se gerou pela indiferença da sociedade. Então, ninguém pode dizer que é inocente, todos devemos dizer que somos culpados e temos que fazer alguma coisa pela paz".

Ao mesmo tempo com a Semana pela Paz, que tem por lema "por detrás da paz, está sua voz e com sua voz a defesa de uma vida digna" a ONG Iniciativas Cidadãs pela Paz (Redepaz) realizará entre na quinta-feira 8 de setembro e sábado 10, o Congresso Nacional de Iniciativas pela Paz, onde líderes de processos de paz em todo o país, irão se reunir para avaliar as situações de conflitos e projetar-se para a solução destes.