Uma pesquisa realizada pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) revelou que a metade das menores que engravidam na Espanha recorrem ao aborto como solução.

O estudo realizado pela dependência do Ministério de Educação e Ciência, reflete que em oito comunidades autônomas  são interrompidas mais de 50 por cento das gestações em adolescentes  -mulheres entre 15 e 17 anos-, situando-se Catalunha no topo com 60 por cento.

O resultado do estudo liderado por Margarita Delgado, demógrafa do CSIC, destaca a comunidade de Murcia onde a cifra de 1990 de abortos realizados em menores multiplicou-se por  14 em 2001.

Sobre o número total de abortos, o estudo mostra um aumento de 88 por cento entre 1990 e 2001, registrando uma cifra total de 70 mil abortos voluntários, dos quais cerca de 29 mil 500 são praticados em menores de 25 anos.

As províncias com maior porcentagem de abortos sobre o total de gestações foram Baleares (20 por cento) e Astúrias (19 por cento). No extremo contrário estão Navarra, Extremadura, País Basco e Castilha-La Mancha com  menos de 10 por cento.