Santo Ângelo foi um dos primeiros sacerdotes membros da Ordem de Nossa Senhora do Monte Carmelo; converteu muitos com sua pregação e milagres e foi martirizado por volta de 1226, na Sicília, Itália.

Este santo nasceu em Jerusalém em 1185. Segundo a tradição, seus pais eram judeus convertidos ao cristianismo depois que a Santíssima Virgem Maria apareceu a eles.

Desde criança, mostrou-se com extraordinários dons espirituais e intelectuais. Aos 15 anos, já falava grego, latim e hebraico. Aos 25, decidiu entrar na ordem dos Carmelitas que habitavam no convento de Santa Ana (Jerusalém), onde realizou sua profissão de fé.

Durante cinco anos, viveu como eremita no Monte Carmelo, onde o próprio Jesus lhe apareceu, mostrando-lhe o mal que a Terra Santa esperava com a invasão dos muçulmanos. Por isso, o Senhor lhe disse que se dirigisse ao Ocidente para pregar e converter os pecadores.

Do mesmo modo, após ser ordenado sacerdote em 1218, recebeu de sua Ordem a missão de viajar para Roma e obter a aprovação da nova Regra do Carmelo por parte do Papa Honório III, a qual conseguiu em 1226.

Após pregar durante um tempo em São João de Latrão (Roma), foi enviado para fazer o mesmo na Sicília e converter os seguidores do catarismo, uma heresia que condenava o sacramento do matrimônio, negavam a ressurreição da carne etc. Também é lembrado por ter convertido mais de 200 judeus em Palermo.

Entretanto, na cidade de Licata, quando pregava a uma multidão, foi esfaqueado por um grupo de malfeitores. Ferido de morte, caiu de joelhos e rezou por todo o povo e, em particular, pelos que o tinham ferido.

A Ordem do Carmelo o venera como santo pelo menos desde 1456. Alguns afirmam que seu culto foi oficialmente reconhecido pelo Papa Pio II em 1459. Sua festa é celebrada neste dia 5 de maio.