Na quarta-feira, 18 de março, um sacerdote católico voou cerca de duas horas com a Eucaristia e uma imagem de Nossa Senhora de Fátima sobre o perímetro da Diocese de Camden (Nova Jersey, Estados Unidos) para proteger seus cidadãos do coronavírus COVID-19.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, assim como em várias fotografias, pode-se ver Pe. Anthony Manuppella, pároco da paróquia de St. Gianna Beretta Molla, em Northfield, rezando no banco traseiro de um avião particular da Guarda Costeira.

O sacerdote, que estava vestindo um véu umeral roxo, estava segurando o ostensório e cantando em latim. Durante o trajeto, o presbítero rezou a Ladainha dos Santos e outras orações.

“Vou rezar com Jesus e Maria por todas as pessoas em nossa diocese, para que estejam protegidas contra esse vírus e por sua cura. Estamos rezando pela libertação desse vírus, assim como na Idade Média e na época do Renascimento, quando a peste a cada certo tempo levantava sua cabeça feia”, disse o sacerdote em uma entrevista antes da decolagem.

De acordo com o meio local The Press of Atlantic City, no estacionamento da paróquia os fiéis rezavam dezenas do Terço e, mantendo uma distância de dois metros entre eles, viram Pe. Manuppella sair e dirigir-se ao aeroporto acompanhado por um sacerdote amigo, Pe. John Seo.

“John DeCastra, um fiel cuja esposa viu um vídeo da Força Aérea Italiana conduzindo uma missão semelhante, entrou em contato com outro piloto católico e organizaram o voo do Aeroporto Internacional de Atlantic City. Colocaram uma garrafa de água benta na parte da frente, trazida pelo piloto”, indica o jornal. 

Pe. Manupella disse que o mundo se encontra atualmente "em tempos de guerra, exceto que nosso inimigo é mais ou menos invisível".

“As armas de oração são, obviamente, extremamente importantes neste momento, porque esse vírus está muito acima de nós. É incompreensível em muitos sentidos", acrescentou.

Durante as duas horas de voo, toda a comunidade da paróquia de Santa Gianna foi convidada a acompanhar espiritualmente Pe. Anthony em oração.

Na Diocese de Camden, em resposta às recomendações das autoridades civis e especialistas em saúde regionais e nacionais, todas as missas públicas foram suspensas nos dias de semana e domingos, até novo aviso.

Além disso, pediu-se que aproveitem esta situação para participar de exercícios espirituais em casa, como "assistir à Missa pela televisão, ler a Bíblia, ouvir rádio/podcasts católicos ou rezar o Terço".

Todos os sacerdotes da Diocese de Camden também foram convidados a "celebrar a Missa em privado pelo bem dos fiéis cristãos confiados aos seus cuidados".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: