O Papa Francisco participará de sua residência na Casa Santa Marta na oração do Terço, promovida pela Conferência Episcopal Italiana hoje à noite, às 21h (hora da Itália) para pedir pelo fim da pandemia de coronavírus COVID-19 que afeta muitos países em todo o mundo.

A iniciativa dos bispos italianos de rezar os Mistérios Luminosos do Terço cruzou fronteiras e já conta com o apoio de dioceses em todo o mundo. A proposta da Conferência Episcopal é que, ao rezar o Terço, os fiéis coloquem uma vela ou um lenço branco nas janelas ou varandas de suas casas.

O Santo Padre, através de uma mensagem de vídeo, propôs rezar esta oração a São José, pois hoje se celebra a sua solenidade: “Protegei, Santo Defensor, este nosso País. Iluminai os responsáveis pelo bem comum, para que saibam – como vós – cuidar das pessoas confiadas à responsabilidade deles”.

“Concedei a inteligência da ciência àqueles que procuram meios adequados para a saúde e o bem físico dos irmãos. Sustentai aqueles que se dedicam aos necessitados: os voluntários, os enfermeiros, os médicos, que estão na linha de frente no tratamento dos doentes, mesmo à custa da própria incolumidade”.

“Abençoai, São José, a Igreja: a partir de seus ministros, fazei-a sinal e instrumento da vossa luz e da vossa bondade. Acompanhai, São José, as famílias: com o vosso silêncio orante, construí a harmonia entre os pais e os filhos, de modo particular os mais pequeninos”.

“Preservai os anciãos da solidão: fazei que ninguém seja deixado no desespero do abandono e do desencorajamento. Consolai quem é mais frágil, encorajai quem vacila, intercedei pelos pobres. Com a Virgem Mãe, suplicai ao Senhor para que liberte o mundo de toda forma de pandemia. Amém".

Rezar unidos

Em mensagem de vídeo, o Papa Francisco mostra seu apoio à iniciativa da Conferência Episcopal Italiana e faz um apelo à população para que ajude a "permanecer unidos naquilo que realmente conta" em uma situação inédita "em que tudo parece vacilar".

O Papa recorda que “a oração do Terço é a oração dos humildes e dos santos que, nos seus mistérios, com Maria contemplam a vida de Jesus, rosto misericordioso do Pai. E quanta necessidade todos temos de ser realmente consolados, de nos sentir envolvidos pela sua presença de amor!".

Do mesmo modo, faz um chamado a fortalecer os laços familiares para evitar que o confinamento afunde a moral das pessoas: “Vamos nos aproximar, exercitando nós por primeiro a caridade, a compreensão, a paciência e o perdão".

"Por necessidade, nossos espaços podem ter sido reduzidos às paredes da casa, mas vocês têm um coração maior, onde o outro possa sempre encontrar disponibilidade e acolhimento", afirma.

Por último, pede que nesta tarde, durante o Terço, todos rezem juntos “confiemo-nos à intercessão de São José, Protetor da Sagrada Família, Protetor de todas as nossas famílias. Também o carpinteiro de Nazaré conheceu a precariedade e a amargura, a preocupação pelo amanhã; mas soube caminhar na escuridão de alguns momentos, deixando-se guiar sempre, sem reservas, pela vontade de Deus”.

Dados da epidemia

Desde o início da epidemia, no final de 2019, foram confirmados 207.855 casos diagnosticados de coronavírus COVID-19 e 8.648 mortes. Na Itália, 28.710 pessoas deram positivo e 2.978 morreram.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: