O Bispo de novo Laredo, Dom. Ricardo Watty Urquidi, afirmou que em seu primeiro encontro com o Papa Bento XVI, pedirá uma bênção especial para sua jurisdição, devido à crescente violência dos últimos meses.

Em Novo Laredo, localidade mexicana limítrofe com o Texas (Estados Unidos), registram-se atos de violência que custaram a vida de 120 pessoas somente neste ano.

Segundo informações locais, isto se deveria tanto ao enfrentamento entre as quadrilhas de narcotraficantes que lutam pela distribuição das drogas para os Estados Unidos, como à imigração ilegal.

“Certamente o Papa já terá notícias de Novo Laredo e Tamaulipas, por esta violência que se gerou, mas irei vê-lo e comentarei diretamente sobre esta situação”, explicou Dom. Watty. O Prelado viajará a Roma de 7 a 18 de setembro junto com outros bispos mexicanos.

A respeito do chamado do Governador Eugenio Hernández Flores para reformar o Sistema Integral de Saúde e Justiça, o Prelado expressou sua satisfação de que os três poderes do Governo se reúnam para trabalhar pela paz e a segurança, mas pediu que isso não fique só em palavras, “mas sim a façamos realidade nas responsabilidades de cada qual”.

Do mesmo modo, assinalou que a cidadania deve ser também envolvida nesta tarefa. Acrescentou que “vamos pensar e ver com sacerdotes e os grupos de leigos de que maneira podemos compartilhar esta responsabilidade”.

Dom. Watty esclareceu que em Novo Laredo a violência é gerada por uns quantos e que portanto não se pode dizer que se trate de uma sociedade totalmente deteriorada, porque os habitantes tratam de conservar a “bondade em suas vidas, em seus valores”.