O Papa Francisco telefonou na manhã de quarta-feira, 18 de março, para o Bispo de Bérgamo (no norte da Itália), Dom Francesco Beschi, para transmitir sua proximidade e carinho aos fiéis da diocese, que está sendo duramente afetada pela epidemia do coronavírus COVID-19.

Nesta diocese, seis sacerdotes faleceram desde o início da crise sanitária.

Em seu telefonema, transcrito pelo próprio Bispo no site da diocese, o Papa se interessou pela situação dos fiéis da diocese e expressou sua preocupação com a evolução da epidemia. O Santo Padre pediu ao Bispo que transmita a sua proximidade aos doentes e às famílias confinadas.

Do mesmo modo, expressou sua satisfação com o trabalho pastoral que muitos sacerdotes continuam realizando, a fim de manter a proximidade com as famílias, os idosos e as crianças.

Os últimos números de contágios fornecidos pelo governo italiano, de 18 de março, às 18h (horário local), indicam que os positivos na Itália desde o início da epidemia são de 28.710 e o número de falecidos já está em 2.978 pessoas.

Na região da Lombardia, à qual Bérgamo pertence, houve um total de 17.713 infectados desde o início e 1.959 pessoas morreram.

Para seu interesse, reproduzimos o texto na íntegra do resumo do telefonema do Papa Francisco:

"Na manhã de hoje, quarta-feira, 18 de março, o Papa Francisco me telefonou".

“O Santo Padre foi muito afetuoso, manifestando sua proximidade paterna a mim, aos sacerdotes, aos doentes, aos que cuidam deles e a toda nossa comunidade. Ele quis perguntar detalhes da situação que está acontecendo em Bergamo, sobre a qual estava muito informado”.

"Ficou muito impressionado com o sofrimento devido aos muitos mortos e pelo isolamento que as famílias são obrigadas a viver de maneira tão dolorosa".

“Ele me pediu para levar a todos a sua benção confortadora e portadora de graça, luz e força. De modo particular, me pediu para que faça chegar sua proximidade aos doentes e a todos aqueles que estão trabalhando de maneira heroica para o bem-estar dos outros: médicos, enfermeiros, autoridades civis e de saúde, e forças militares”.

"Expressou um sentimento de profunda complacência em relação a nós, sacerdotes, afetados pelo número de mortos e hospitalizados, mas também impressionado positivamente com a fantasia pastoral através da qual foi inventada toda forma possível de proximidade às famílias, aos idosos e crianças, um sinal da proximidade de Deus”.

"O Papa Francisco prometeu que nos leva no coração e em suas orações diárias”.

"Este seu gesto tão delicado de preocupação e sua bênção foram um sinal, uma continuação, uma realização concreta para mim, e estou convencido de que para toda a diocese, e de cada uma daquelas carícias que nosso santo João XXIII, a quem ontem suplicamos, e que a natureza, com os primeiros brotos da primavera, está nos enviando”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: