O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, indicou novas medidas para evitar a propagação da COVID-19 e incentivou a população a se unir em um dia de jejum e oração pelo país.

Na segunda-feira, 16 de março, durante uma mensagem à nação, Giammattei anunciou a suspensão das atividades de trabalho, públicas e privadas, até 31 de março para evitar que os seis casos de coronavírus registrados no país aumentem.

Em sua mensagem, o presidente convidou todos os cidadãos a se unirem em jejum e oração pelo país no sábado, 21 de março.

"Vamos fazer um dia de jejum, um dia de oração, vamos nos unir independentemente do nosso credo, neste sábado, antes do domingo, o dia de Deus", indicou.

Nas medidas decretadas, Giammattei pediu às empresas que promovam o trabalho à distância nestes quinze dias de quarentena e assegurou que as pessoas que espalham rumores falsos ou notícias mal-intencionadas serão sancionadas com prisão ou multa.

"Temos que ser totalmente claros em dizer para vocês, estimados amigos, que hoje chegou ao meu celular uma grande quantidade de áudios por meio de WhatsApp, nos quais pedem que todo mundo saia para comprar, gerando caos”, assinalou o mandatário. 

Disse que o coronavírus veio "para ficar", por isso a Guatemala precisa aprender a enfrentá-lo. "Que é uma gripe, como tem havido muitas gripes, mas que tem uma característica, que é a de que podemos espalhá-la", indicou.

Giammattei pediu aos cidadãos para se manterem em suas casas e saiam somente para as coisas necessárias, como comprar alimentos ou medicamentos.

"Se você não precisar fazer nada amanhã, se estiver entre as pessoas suspensas de seus trabalhos, fique em casa”, pediu.

Finalmente, garantiu que o governo está fazendo todo o possível para conter a doença e exortou a população a ser suporte para os doentes, a não inventar notícias e não discriminar as pessoas que já estão contagiadas.

"Façamos nossos os pedidos para que Deus abençoe a Guatemala”, concluiu. 

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Qureiroz

Confira também: