As paróquias das localidades valencianas de Alzira e Burjassot e a instituição católica Mãos Unidas de Valência iniciaram a construção de um internato na Índia que acolherá e educará a meio centenar de meninas de famílias tribais sem recursos.

Fontes da entidade valenciana assinalaram à agência Avan que o projeto consistirá na construção de uma casa na população de Manipur, ao leste da Índia.

O internato, que será administrado por religiosas salesianas, acolherá a meninas cujas tribos, que registram uma taxa de alfabetização de 20 por cento, "vivem em morros muito distantes, em cabanas de tijolo cru com telhado de palha", segundo fontes da organização que contribuirá com 23 mil euros.

"Como a distância entre as moradias e as escolas da zona impossibilitam receber uma educação diária, muitas das estudantes têm que transladar-se à cidade para viver e outras caem na droga ou som vítimas de abusos", acrescentou a fundação.

Prevê-se que no período de férias o centro seja utilizado para programas de educação de adultos com a oferta de oficinas de corte e confecção, entre outras Actividades culturais.

O projeto do internato se insere no programa da diocese  Índia de Manipur para a "promoção social e educativa das comunidades tribais, que são numerosas e sua distinta procedência causa em ocasiões graves enfrentamentos", acrescentaram as mesmas fontes.