Em uma visita à sede internacional da organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Bispo de Nova Friburgo (Brasil), Dom Rafael Llano Cifuentes, afirmou que as seitas perto do Rio do Janeiro "tomam vantagem de todo vazio que a Igreja Católica não pode encher” e considerou que as paróquias podem servir para erradicá-las.

Para  Dom Llano Cifuentes, as seitas que operam perto do Rio do Janeiro, "estão proliferando” na região. "Por essa razão, as paróquias são como repelentes de insetos; que fazem que onde se estabelecem paróquias as seitas desapareçam. Na região do litoral da minha diocese, onde as seitas são particularmente ativas, espero estabelecer cinco novas paróquias logo", acrescentou.

O Prelado também destacou o impacto que as “missões populares”, que incluem visitas aos lares, têm na vida de fé das pessoas. “Este ano mais de cinco mil missionários estão participando das missões. Até agora visitaram 20 mil casas”.

Do mesmo modo ressaltou que, atualmente em Nova Friburgo, existem 650 mil habitantes e “50 paróquias com 70 sacerdotes. Algumas paróquias têm até 25 pontos estratégicos. Alguns de meus sacerdotes celebram até quatro missas diariamente”.

Finalmente, o Prelado solicitou ajuda ao AIS para a construção de um novo seminário em sua diocese. “O local que temos agora não pode albergar a mais de 20 seminaristas e a diocese tem muitas mais vocações”.