A Conferência Episcopal Portuguesa anunciou nesta sexta-feira, 13 de março, a suspensão da celebração comunitária das Missas devido à pandemia do coronavírus,

Em um comunicado, a CEP informa que, “em consonância com as indicações do governo e das autoridades de saúde”, determina “que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência”.

Além disso, indica que “também devem seguir-se as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto, bem como à suspensão de catequeses e reuniões”.

“Estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet”, assinala a CEP.

Por fim, convoca todos a permanecerem “em oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada, confiados na graça divina e na boa vontade de todos”.

A CEP já havia publicado em 2 de março algumas orientações para prevenir a propagação do coronavírus, como “a comunhão na mão, a comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta”.

Em Portugal, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registrados até o momento 112 casos da Covid-19, dos quais 107 estão internados. Além disso, o número de casos suspeitos é de 1.308, enquanto outros 172 continuam esperando o resultado laboratorial.

O governo português declarou estado de alerta no país, onde as escolas já irão suspender suas atividades presenciais a partir de segunda-feira.

Confira também: