O primeiro falecido nas Astúrias (Espanha) devido ao coronavírus é o religioso salesiano Avelino Uña; tinha 68 anos, era chefe de estudos na Fundação Masaveu, um centro de ensino médio e formação profissional dirigido pelos salesianos.

Segundo o jornal El Comercio, Uña foi internado no hospital há alguns dias e estava em estado grave, além disso, apresentava patologias anteriores.

Por outro lado, a Conferência Episcopal Espanhola comunicou que está fechada ao público até 26 de março. Em um comunicado, a CEE garantiu que se trata de uma medida "em continuidade com o proposto pela Comunidade de Madri para a prevenção da infecção por coronavírus".

Até o momento, na Espanha, existem 89 falecidos por coronavírus e mais de 2.600 infectados. Por sua vez, a Arquidiocese de Barcelona (Espanha) informou que um sacerdote testou positivo para COVID-19.

Este sacerdote trabalhava nas paróquias de Sant Sebastià e de Santa Maria Magdalena, nos bairros de Verdum e Roquetes, em Barcelona.

Segundo informa a Arquidiocese em uma nota publicada em 6 de março, “uma vez detectado o caso, foram aplicados os protocolos determinados pelas autoridades de saúde, como, por exemplo, o isolamento de pessoas que tiveram contato com a pessoa afetada".

Além disso, a Arquidiocese recordou que “as recomendação específicas de prevenção foram transmitidas a todos os sacerdotes, membros da cúria e trabalhadores seguindo o que determinam as autoridades de saúde”.

Recomendações para prevenção

Indicações compartilhadas por muitas dioceses e pela Conferência Episcopal Espanhola recordam a conveniência de "retirar a água benta das fontes que estão nas entradas das igrejas e em outros locais de devoção", a possibilidade de oferecer "outro gesto de paz diferente ao habitual de abraçar ou apertar a mão de quem está próximo”.

Também recomendam receber a Comunhão na mão e que aqueles que distribuem a comunhão "lavem as mãos antes e depois deste momento" e que as demonstrações de devoção e carinho pelas imagens "possam ser substituídos por outras, como a inclinação ou reverência evitando contato físico com elas e facilitando uma velocidade maior que evite aglomerações”.

Convidaram ainda "a rezar pelas pessoas afetadas, por seus familiares, pelos agentes de saúde e pelos pesquisadores médicos” e pediram “ao Senhor que nos ajude a superar essa situação".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: