O Cardeal Pedro Barreto Jimeno, Arcebispo de Huancayo (Peru), disse que foi pedido ao Vaticano que dissolva o Sodalício de Vida Cristã (SVC), cujo fundador, Luis Fernando Figari, foi sancionado pela Santa Sé por ter cometido abusos sexuais.

O Purpurado se referiu ao caso do SVC durante o programa “A pensar más” (Vamos pensar mais), transmitido pela Rádio Santa Rosa, no qual falou sobre os abusos sexuais dentro da Igreja.

Ao responder à pergunta da apresentadora sobre o caso do SVC, cujo fundador foi um leigo, e as sanções da Igreja, o Arcebispo de Huancayo disse que “este é um tema que nós compartilhamos plenamente, a presidência da conferência e os bispos nesta situação”.

“No entanto, nossa influência na Santa Sé, nos organismos, não é que eles não queiram, mas não veem como exigir. Pessoalmente, penso que quando uma organização religiosa cometeu um crime, porque é preciso dizer assim, do ponto de vista dos abusos sexuais e da parte econômica, que também existem problemas, é preciso dissolvê-la; e esse é o ponto no qual nós estamos neste caminho, e me consta, que a Santa Sé está nesse caminho”, indicou.

O Cardeal Barreto acrescentou que “há pessoas boas no Sodalício, por isso não podemos colocar tudo no mesmo saco. O problema de fundo é que o fundador está não apenas seriamente questionado, mas repito com muita dor e muita pena, eu já disse isso em uma ocasião, é uma pessoa pervertida e uma pessoa assim não pode transmitir e incentivar a santidade de vida que o próprio Papa Francisco manifestou em uma exortação apostólica”.

“Minha posição pessoal, e acredito que alguns compartilham essa decisão, que eu insisto, é que essa organização religiosa deve ser dissolvida e que, definitivamente, as pessoas que estão dentro dela possam ser ajudadas, para que possam viver com uma autenticidade de vida. Esta é a proposta que muitos estamos falando, e não é que o Papa Francisco nem os organismos da Santa Sé estão em desacordo, mas estamos neste caminho”, afirmou o Arcebispo de Huancayo.

O Sodalício de Vida Cristiana indicou que não tem nenhum comentário às declarações do Cardeal.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: