O Papa Francisco instituiu uma Direção Geral dos Recursos Humanos inserida na Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado. Este é um novo organismo criado no contexto da reforma da Cúria do Vaticano, que será responsável pelas funções de coordenação, controle e vigilância.

Segundo informou o Vaticano por meio de um comunicado de imprensa, essa nova Direção Geral é criada em resposta à proposta do Conselho dos Cardeais que assessora o Pontífice na reforma da Cúria e do Conselho de Economia.

No comunicado, afirma-se que esta medida do Pontífice é "um passo de grande relevância no caminho da reforma empreendida pelo Santo Padre".

A nova Direção Geral dos Recursos Humanos assumirá as funções do atual Gabinete de Recursos Humanos da Secretaria de Estado e, além de ter competências sobre os Dicastérios e entidades da Santa Sé, também terá competências em diferentes Institutos, como o Instituto para as Obras de Religião, fábricas, capítulos, administrações, organizações, fundações, residências e outras instituições dependentes da Santa Sé.

Esta nova Direção Geral será presidida por um Diretor e será dotada de poder estratégico, de inspeção e atuação e terá funções de coordenação, controle e vigilância.

A nova Direção Geral de Recursos Humanos irá manter elos estreitos com a Secretaria para a Economia, com o Escritório de Trabalho da Sé Apostólica, com o Fundo de Previdência, com o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e com a Comissão independente para as contratações de funcionários leigos na Sé Apostólica.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: