Comovido pelo número de mortes produto de um pânico durante uma peregrinação muçulmana xiita, o Papa Bento XVI fez um chamado a impulsionar a reconciliação na região mediante o esforço de unidade das religiões monoteístas.

No telegrama de pêsames enviado pelo Cardeal Secretário de estado, Angelo Sodano ao Núncio Apostólico no Iraque, Arcebispo Fernando Filoni, o Pontífice "confia à misericórdia divina a quantos pereceram que forma tão dramática e garante suas orações para que por fim se instaure neste país um clima de reconciliação e de confiança recíproca".

Na mensagem, o Pontífice auspicia "que todos os crentes no único Deus se unam para rejeitar qualquer tipo de violência e cooperem na volta da concórdia à afligida terra iraquiana".

Mais de mil pessoas faleceram e outras 322 ficaram feridas ontem em um tumulto de peregrinos xiítas na ponte que conduz à mesquita de Musa Al Kadem –um dos santuários mais importantes para os xiítas iraquianos– após correr o boato de que havia um terrorista suicida entre a multidão.