O Estado da Cidade do Vaticano suspendeu temporariamente na manhã desta sexta-feira, 6 de março, todos os serviços ambulatoriais da Direção de Saúde e Higiene por causa da detecção de um caso de coronavírus COVID-19.

Segundo informou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, por meio de um comunicado, o objetivo da suspensão é esterilizar as instalações após um diagnóstico positivo de COVID-19 em um paciente.

No entanto, essa suspensão não afeta os serviços de emergência, que permanecerão ativos. Da mesma forma, Bruni disse que a Direção de Saúde e Higiene do Vaticano está em estreito contato com as autoridades italianas para trocar informações.

A Santa Sé ativou todos os protocolos de saúde planejados para esta emergência.

Por outro lado, o Vaticano está considerando adotar uma série de medidas em coordenação com as autoridades italianas destinadas a impedir o contágio por COVID-19.

A Diocese de Roma já estabeleceu medidas preventivas em igrejas e centros pastorais dependentes do Vicariato. Entre elas, foi estabelecida a obrigação de comungar na mão, a suspensão do rito da paz na liturgia eucarística e o esvaziamento das fontes de água benta.

Todos os atos pastorais não sacramentais, como catequese, exercícios espirituais ou cursos pré-matrimoniais, também foram suspensos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: