O Vaticano está estudando uma série de medidas destinadas a evitar o contágio por coronavírus COVID-19, seguindo as recomendações do governo italiano em um decreto de 4 de março.

Segundo um comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, “em relação à atividade do Santo Padre, a Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano durante os próximos dias estão estudando medidas para evitar a difusão do COVID-19, que serão implementadas em coordenação com as adotadas pelas autoridades italianas”.

Por meio desse decreto, o governo italiano suspendeu as aulas em todos os centros educativos até o próximo dia 15 de março, estabeleceu uma distância mínima de um metro entre as pessoas e suspendeu todos aqueles eventos que envolviam aglomerações de pessoas.

A Diocese de Roma também estabeleceu uma série de medidas preventivas: a comunhão obrigatória na mão, a suspensão do rito da paz na Missa e o esvaziamento das fontes de água benta. Também estabeleceu suspender todos os atos pastorais não sacramentais, como catequese, exercícios espirituais ou cursos pré-matrimoniais.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: