Há 30 anos, nascia na cidade de Petrópolis (RJ) uma comunidade cujo carisma se reflete no cuidado das pessoas com deficiências, nas quais se acolhe o próprio Jesus Menino; com o tempo, este projeto cresceu e se tornou uma grande família, que comemorará o seu trigésimo aniversário com festa.

Trata-se da Comunidade Católica Jesus Menino, fundada por Antônio Carlos Tavares de Mello (conhecido como Tonio), em 1990, na Diocese de Petrópolis. Para celebrar seus 30 anos de fundação, promoverão um grande evento no dia 15 de março, que contará com a presença de nomes nacionais e internacionais da música católica e secular, além de pregações, adoração, Missa e louvor.

A Jesus Menino é uma comunidade católica de vida consagrada que tem como carisma acolher Jesus Menino presente nas pessoas com deficiências. Vive da providência divina e da ajuda de voluntários que fazem suas doações.

O fundador da Comunidade, Tonio, adotou e adota crianças e jovens especiais, que na sua maioria vieram de gestações de alto risco ou até mesmo de tentativas de procedimentos abortivos e, por isso, tiveram sequelas físicas e/ou mentais.

Através da doação de vida ao amor a Jesus Menino, Tonio vive com diversos consagrados e consagradas que seguem a missão de cuidar e amar cada filho com dedicação, com a vida entregue a Deus e ao modo de viver da Sagrada Família de Nazaré, na sede da comunidade, localizada no Vale do Carangola, em Petrópolis.

“A Comunidade é uma família comum, como a sua, com momentos de alegrias, dificuldades, perdas, conquistas, mas acima de tudo é uma família com muito amor”, assinala Tonio.

De acordo com ele, “esse momento de celebração é muito especial para todos nós, pois mostra como a vida tem valor. Cada vida é um dom e estamos aqui para anunciar a nossa defesa por aqueles que por muito tempo ficaram às margens da sociedade”.

“É preciso voltar o nosso olhar para o amor, para as famílias, para o cuidado e para a vida. É mais do que levantar uma bandeira e dizer que somos contra o aborto, mas dizer que somos a favor da vida em toda sua magnitude e divindade”, explica o fundador da comunidade, a qual, por sua atuação, é considerada referência na defesa da vida e contra o aborto.

O carisma da Comunidade já visitou mais de 18 países, passando por mais de 60 cidades, sempre defendo a sacralidade da vida, inclusive dando início a grupos de aliança em diversos locais do mundo, para que possam defender a vida e ser fonte de evangelização. Atualmente, além de sua sede em Petrópolis, possui uma casa de missão em Brasília (DF) e também representações na Europa.

“A Comunidade Católica Jesus Menino não é a resposta para as dores do abandono das crianças especiais, mas um sinal deste perfeito amor de Deus pela pessoa humana”, afirma Tonio, ressaltando que esta “é uma grande família, colaboradora da Santa Igreja Católica Apostólica Romana e um sinal visível do amor de Jesus pelas crianças em nosso meio”.

A comemoração pelos 30 anos da Comunidade Católica Jesus Menino acontecerá em 15 de março, das 9h às 18h, no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava. Todo o evento será transmitido ao vivo pela Rede Canção Nova de Televisão.

Durante esses 30 anos, a comunidade pôde chegar até o Vaticano e nos últimos anos teve a oportunidade de falar em diversas ocasiões sobre seu trabalho com o Papa Francisco, o qual também deixou um presente para ajudar nesta obra. Assim, a Comunidade Jesus Menino está rifando uma camisa autografada pelo Santo Padre.

Papa Francisco autografa camisa para Comunidade Jesus Menino. Foto: Cortesia Comunidade Católica Jesus Menino

No evento comemorativo participarão cantores renomados da Igreja Católica como Thiago Brado, Ghislaine Cantine, Italo Villar, banda Anjos de Resgate, Totô da banda Expresso HG, entre outros. Haverá ainda as presenças internacionais de Marcos León e Guto Brinholi, produtor do documentário Human Life.

Além de pregações, adoração, Santa Missa e louvor, o evento contará com um parque temático pró-vida, tendas de artigos religiosos e praça de alimentação.

Para ajudar a manter os trabalhos da Comunidade, os participantes podem fazer a doação de uma lata de leite ou de um quilo de alimento não perecível na entrada do evento.

Para mais informações sobre o evento, acesse a página da comunidade no Facebook: @Comunidadecatólicajesusmenino.

Confira também:

Mais em