Nesta segunda-feira, 2 de março, o Arquivo Apostólico Vaticano, antigo Arquivo Secreto, abriu os documentos do pontificado de Pio XII(de 1939 a 1958) para que os pesquisadores possam ter acesso a eles.

Esta abertura é possível depois de uma trabalho de 14 anos, no qual estiveram envolvidos o próprio Arquivo Apostólico Vaticano, o Arquivo Histórico da Seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado e o Arquivo da Congregação para a Doutrina da Fé.

A abertura afeta também o Arquivo Histórico da Congregação para a Evangelização dos Povos, o Arquivo Histórico da Congregação para as Igrejas Orientais, o Arquivo da Penitenciaria Apostólica e o Arquivo Histórico Geral da Fábrica de São Pedro.

Em concreto, no Arquivo Apostólico Vaticano, estarão à disposição dos pesquisadores 73 arquivos de representações pontifícios, 15 séries da Secretaria de Estado, 21 acervos de Congregações romanas e escritórios da Cúria e palatinos, 3 do Estado da Cidade do Vaticano e outros 8 acervos.

Por isso, no total, estarão disponíveis para consulta 120 acervos e séries com cerca de 20 mil documentos.

Uma das séries, a mais ampla, pertencente aos Assuntos Gerais da Secretaria de Estados, compreende quase 5 mil caixas que foram ordenadas, numeradas e descritas por um grupo de 15 arquivistas que realizaram um inventário de cerca de 15 mil páginas que poderão ser consultadas de forma digital.

Os diferentes arquivos da Santa Sé poderão acolher 120 pesquisadores. No Arquivo Apostólico Vaticano, que tem uma capacidade para acolher 60 pesquisadores, a reserva para a consulta de documentos do pontificado de Pio XII já começou desde o início de outubro de 2019.

As autorizações para consultar os arquivos foram dadas distribuindo aos pesquisadores ao longo de diferentes meses, tentando buscar um equilíbrio entre os interessados em estudar o pontificado do Papa Pio XII e os interessados em estudar outros períodos.

Os quase 20 anos do Pontificado de Pio XII abarcam desde a Segunda Guerra Mundial, a reconstrução, o enfrentamento entre o bloco ocidental e o oriental, até as mudanças experimentadas neste período na Igreja e na sociedade, que se desenvolveriam nos anos posteriores.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: