O Papa Francisco não participará dos Exercícios Espirituais para a Cúria Romana devido ao resfriado que o obrigou a cancelar parte de sua agenda nos últimos dias.

Depois de vários dias de especulação, o Pontífice reconheceu neste domingo, 1º de março, durante a oração do Ângelus, que a “leve indisposição” à que se referia a Sala de Imprensa do Vaticano em vários comunicado se devia a um resfriado.

Entretanto, hoje o Papa, com a voz um tanto afônica, presidiu o Ângelus da janela do Palácio Apostólico, como faz todos os domingos, e lamentou que o resfriado o impedirá de ir para a localidade italiana Ariccia para participar dos Exercícios Espirituais da Cúria. Romana que começará nesta tarde.

Apesar dessa circunstância, o Pontífice assegurou que se unirá aos Exercícios à distância e que seguirá as meditações do Vaticano.

Em sua mensagem, desejou que a Quaresma seja um período “rico de frutos espirituais e de obras de bem” e pediu aos fiéis católicos “uma recordação na oração por mim e meus colaboradores da Cúria Romana”, por ocasião dos Exercícios Espirituais.

“Infelizmente, o resfriado me obriga a não participar neste ano. Seguirei daqui as meditações. Uno-me espiritualmente à Cúria e a todas as pessoas que estão vivendo momentos de oração, fazendo os exercícios espirituais em casa”, foram suas palavras.

Os Exercícios Espirituais para a Cúria Romana acontecerão a partir da tarde deste domingo, até o próximo dia 6 de março, na Casa Divino Mestre de Ariccia, com o tema “A sarça ardia em fogo”, do livro do Êxodo.

O diretor dos Exercícios será o sacerdote jesuíta e biblista Pe. Pietro Bovati, da Secretaria da Pontifícia Comissão Bíblica. Os temas de cada meditação serão:

- Domingo, 1º: Experiência de Deus e caminho: Moisés, Cristo e o orante.

- Segunda-feira, 2: O prodígio do nascimento: o presente. A experiência de Deus: o chamado.

- Terça-feira, 3: Resistência à graça. Ausência de fé.

- Quarta-feira, 4: A travessia noturna. O caminho no deserto.

- Quinta-feira, 5: Luta e oração. A intercessão.

- Sexta-feira, 6: A presença de Deus.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: