Os exercícios espirituais por ocasião da Quaresma para o Papa Francisco e a Cúria Romana este ano serão pregados pelo sacerdote jesuíta biblista Pietro Bovati.

Como é tradição, este retiro espiritual ocorre durante a primeira semana da Quaresma, na Casa Divino Mestre, na cidade de Ariccia, e está prevista a participação do Santo Padre.

De acordo com o programa, os exercícios espirituais deste ano começarão na tarde de domingo, 1º de março, e terminarão na manhã de sexta-feira, 6 de março. O Pontífice e os responsáveis ​​da Cúria Romana irão para esta casa de retiros em Ariccia, propriedade dos religiosos paulinos, que fica em frente ao lago Albano, a 25 km de distância de Roma. 

Pe. Pietro Bovati nasceu em 10 de junho de 1940 e ingressou na Companhia de Jesus em 1959. Foi ordenado sacerdote em 1971 e atualmente é secretário da Pontifícia Comissão Bíblica.

Cursou Filosofia na faculdade Aloisianum de Gallarate (no norte da Itália), em 1964; Teologia na faculdade de Lyon-Fourvière, em 1972; Letras e Filosofia na Universidade de Pádua, em 1973; licenciatura em Escrituras Sagradas no Pontifício Instituto Bíblico, em 1977, e defendeu sua tese de doutorado no mesmo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, em 1985.

Desde 1982, ministra cursos e seminários na área de exegese e teologia do Antigo Testamento.

É membro da Comissão Bíblica desde 2008, consultor da Congregação para a Doutrina da Fé desde 2014 e secretário da Pontifícia Comissão Bíblica desde 2014.

Os anteriores pregadores dos Exercícios Espirituais para o Papa Francisco e a Cúria Romana foram, em 2014, o atual Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Angelo De Donatis; em 2015, o sacerdote carmelita Pe. Bruno Secondin; em 2016, Pe. Ermes Ronchi, da Ordem dos Servos de Maria; em 2017, Pe. Giulio Michelini, franciscano da Província Seráfica dos Frades Menores de Umbria; em 2018, atual Bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana, o Cardeal José Tolentino de Mendonça; e, em 2019, Pe. Bernardo Francesco Maria Gianni, que é abade da abadia de São Miniato no Monte de Florência.

Publicado originalmente em ACI Stampa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: