Entre os dias  4 e 11 de setembro se realizará na Colômbia a “Semana pela Paz”, criada em 1987 pela Conferência Episcopal Colombiana e organizada pelos bispos com instituições eclesiásticas, ecumênicas e da sociedade civil.

Conforme informou a Arquidiocese de Bogotá no periódico O Catolicismo Digital, a “Semana pela Paz” é uma proposta de sensibilização, formação e mobilização que busca fortalecer o compromisso dos cidadãos na construção da paz e a reconciliação com justiça social.

Esta Semana que tem por lema “por detrás da paz, está sua voz e com sua voz a defesa de uma vida digna” e haverá atividades que envolvem os diferentes setores da sociedade para refletir sobre as alarmantes conseqüências que geram os altos índices de exclusão e pobreza que vive um grande número da população colombiana.

Do mesmo modo, o Secretariado Nacional de Pastoral Social lançará um folheto pedagógico para contextualizar em diferentes realidades e setores, os temas centrais do III Congresso Nacional de Reconciliação celebrado em maio passado, entre eles a defesa da vida, a dignidade, a justiça e o trabalho com os afetados pela violência.