Por ocasião da solenidade dos Santos mártires São Emetério e São Celedônio, o Bispo de Santander, Dom. José Vilaplana, disse que neste “momento delicado” que estamos vivendo, marcado por “correntes que esfriam a  fé", os cristãos devem assumir o desafio de transmiti-la.

Durante a Missa em que se recordou os Santos mártires padroeiros da diocese e da cidade de Santander, o Prelado assinalou que "nos cabe viver um momento delicado", com "correntes resfriadoras da Fé".

Na homilia, Dom. Vilaplana fez um chamado aos fiéis a assumir um dos principais desafios da Igreja hoje, transmitir a fé na presente “situação plural” e "secular", em "um mundo globalizado".

Do mesmo modo, o Bispo advertiu que "a comodidade em que vivemos, algumas vezes também adormece nossa alma para que possamos nos dedicar com maior esforço e maior ilusão a cultivar em nós os dons que recebemos".

Segundo o Prelado, tais dons são, "a escuta da Palavra de Deus, a celebração da Eucaristia, a oração e a contemplação".

Para o Dom. Vilaplana, os "Santos mártires São Emetério e Celedônio formam parte desta tradição", pois "receberam a mensagem de Cristo, viveram-no com fidelidade até derramar seu sangue, e eles alimentaram com sua presença e sua intercessão a esta diocese e a esta cidade, que peregrina iluminada pela fé de Jesus Cristo".