O Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, Dom Sergio Gualberti, exortou os bolivianos a colaborarem para deter a propagação da dengue, pois estão em alerta máximo com um número muito alto de contágios.

"O Senhor pede que sejamos corresponsáveis ​​na implementação das medidas preventivas que as autoridades de saúde planejaram", disse Dom Sergio Gualberti, durante uma Missa recente. Também chamou "a ser solidários com os doentes, mas também a confiá-los a Nossa Senhora junto com suas famílias”.

Do mesmo modo, manifestou que as infecções por dengue na Bolívia e a ameaça global de coronavírus têm uma importância especial quando ocorrem durante o mês do Dia Mundial do Doente, celebrado em 11 de fevereiro.

Segundo recente nota de imprensa da Agência Boliviana de Informação (ABI), o Ministério da Saúde da Bolívia registrou até hoje cinco mortes por dengue, 29.915 casos suspeitos e 5.600 casos confirmados. A situação é particularmente alarmante no departamento de Santa Cruz, pois possui 80% (21.961) de casos suspeitos.

"A prioridade é a saúde e, a partir de agora, vamos para Santa Cruz para visitar os diferentes bairros, porque há um alto índice de dengue", assinalou a presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, segundo informou ABI em 19 de fevereiro.

De acordo com os dados publicados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em 2019, a propagação do vírus da dengue na América do Sul registrou 3,14 milhões de casos de infecção, com um total de mais de 1.500 mortes.

Nas primeiras quatro semanas deste ano, já houve mais de 125 mil novos casos, que estão em crescimento acelerado, informou a agência vaticana Fides. Por isso, as instituições, a Igreja e a sociedade civil da Bolívia pedem à população que colabore ativamente para impedir a propagação da doença.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: