O administrador apostólico de Resistência, Dom Carmelo Giaquinta, assinalou que aos católicos lhes deve ser explicado como se sustenta a obra evangelizadora da Igreja e recordou que o Plano Nacional Compartilhar tem como finalidade uma tomada de consciência a respeito.

“O Plano Nacional Compartilhar foi aprovado pelo Episcopado como instrumento para ajudar a mudar a mentalidade dos fiéis católicos sobre a manutenção integral e permanente da obra evangelizadora e para ensinar um novo estilo de gestão”, assinalou.

Depois de explicar que este plano deve ser impulsionado, o Prelado propôs uma série de perguntas que devem ser resolvidas a nível de paróquias, movimentos e instituições educativas católicas a nível arquidiocesano, com o fim de “superar a ignorância” que existe sobre o auto-financiamento da Igreja.

Às paróquias e capelas, Dom Giaquinta lhes pergunta se em 14 de agosto se realizou a Coleta pela Obra Evangelizadora da Igreja Arquidiocesana, se esta se anunciou com antecipação e se as autoridades paroquiais se interessaram em sua motivação, se foi objeto de reflexão nos lares, e se “se está acostumado a informar em público do fruto das coletas”.

Às associações leigas e movimentos, o administrador apostólico, além de interrogantes similares, pergunta-lhes se seus membros “conhecem e cumprem as normas do Episcopado sobre coletas e outras formas de arrecadação” reconhecidas pelo Papa, se “contribuírem ao Arcebispado 10 por cento da arrecadação nítida das coletas”; e finalmente, se “cumprirem com a obrigação de prestar conta ao Arcebispado, cada ano, da administração  das entidades eclesiásticas que presidem ou animam”.

Com respeito aos colégios católicos, Dom Giaquinta pergunta se os alunos são ensinados sobre “o dever de contribuir em forma regular” ao sustento da obra evangelizadora”, ou se este se confunde “com a contribuição que fazem os pais dos alunos para o próprio colégio”. Finalmente, pergunta sobre se nos centros educativos católicos se promocionou “a Coleta da Obra Evangelizadora”.

O Prelado destacou o trabalho que realizam algumas equipes “Compartilhar”, que trabalham para formar uma consciência nova sobre este dever cristão. Para isso se formou uma equipe regional da Zona NEA que está preparando o Primeiro Encontro Regional Compartilhar em Resistência para o 9, 10 e 11 de setembro.

Uma pesquisa realizada por Gallup Argentina em julho de 2002, mas cujos “resultados guardam atualidade”, assinala que 46 por cento dos consultados respondeu que não sabia como se sustentava a Igreja. 53 por cento “manifestou que lhe interessaria conhecer como sua paróquia emprega os recursos”.