Teve início nesta semana a visita ad limina dos Bispos do Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os quais se reuniram nesta terça-feira com o Papa Francisco.

A visita dos Prelados do Distrito Federal e de Goiás começou na segunda-feira, 10 de fevereiro, na Basílica de Santa Maria Maior, diante do ícone da Salus Populi Romani (Protetora do Povo Romano), o mesmo diante do qual o Papa Francisco costuma rezar antes e depois de suas viagens internacionais.

Os Bispos participaram da Missa na Basílica de Santa Maria Maior, presidida pelo Bispo emérito de São Luís de Monte Belos (GO), Dom Carmelo Scampa.

“Iniciamos a nossa visita, praticamente hoje, confirmando o nosso desejo e o desejo de nossas Igrejas Particulares de caminhar em comunhão com Pedro e sob a orientação dele, fazendo do nosso serviço pastoral, serviço concreto de evangelização e de verdade ao que a Igreja nos pede para fazer crescer”, declarou o Prelado, conforme informa o site do Regional Centro-Oeste da CNBB.

Dom Carmelo sublinhou que, “ao celebrarmos, iniciando essa visita, aos pés de Maria, a Mãe de Deus, isso nos ajuda a dar um toque e um sentido marial ao nosso ser Igreja. Frisando, com muita ênfase, em nossa ação pastoral ordinária, a misericórdia, a acolhida, a capacidade de ter um coração de mãe que vai muito além das situações, às vezes, complicadas e confusas que temos que enfrentar no dia a dia”.

“Que esta celebração por isso, aqui aos pés da Salus Popoli Romani, nos ajude a sermos uma Igreja de coração materno para podermos, de fato, levar o Deus da misericórdia a todos nossos irmãos e irmãs que a Providência nos entregou e nos confiou”, acrescentou.

No primeiro dia, os Bispos também visitaram alguns dicastérios vaticanos, entre os quais, a Congregação para o Clero, a Congregação para a Doutrina da Fé e a Secretaria para a Comunicação.

Já na manhã desta terça-feira, 11 de fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lourdes, os Prelados se reuniram com o Papa Francisco, em um encontro “marcado pela acolhida muito paterna”, de acordo com o Arcebispo de Brasília, Cardeal Sérgio da Rocha.

Em declarações a Vatican News, o Purpurado, que era presidente da CNBB até 2019, assinalou que “o encontro dos nossos bispos do Centro-Oeste com o Santo Padre, o Papa Francisco, foi um momento tão especial marcado pela acolhida muito paterna, muito cordial da parte do nosso querido Papa, mas também com a simplicidade que nós conhecemos”.

“O Papa nos ouvindo, falando ao nosso coração e nós percebemos nessa conversa com próprio Papa a sua solicitude, a sua atenção, o seu carinho para conosco, quando eu digo conosco, é para com a Igreja no Brasil, com o Episcopado brasileiro, com esse Regional da CNBB que teve a graça de realizar a primeira visita, com a Igreja, o povo brasileiro. Tudo isso é motivo de alegria, gratidão e esperança”, completou.

A visita ad limina dos Bispos do Regional Centro-Oeste segue até o dia 17 de fevereiro e, durante esses dias, visitarão os túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo e também outros dicastérios da Santa Sé.

Durante o ano de 2020, os demais regionais da CNBB também realizarão esta visita, encerrando com o Regional Sul 4, em outubro.

Confira também: