O Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC) e Arcebispo do Tunja, Dom Luis Augusto Castro, informou que não recebeu resposta da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), sobre a proposta realizada pela Igreja de realizar pré – diálogos com este grupo armado.

em que pese a não receber resposta, o Prelado se mostrou otimista, “é um bom sinal porque quando vêem que a proposta é ilógica, fora de sentido, respondem imediatamente com um não e isso quer dizer que a podem estar considerando e que em seu devido momento darão a resposta”.

A respeito da possibilidade de fazer os pre – diálogos fora da Colômbia, Dom Castro adicionou que “não está mal voltar a insistir em um diálogo no estrangeiro para evitar esses problemas de lugar e ali, falando, possa-se encontrar a forma para fazer esse intercâmbio humanitário”.

Assim mesmo, pediu às Farc “despolitizar” as possíveis negociações sobre o acordo humanitário (acordo que permitia a liberdade dos seqüestrados), lhes recordando que este acordo é “totalmente humanitário” e “não deve nem tem que ver com o aspecto político. O acordo humanitário é independente de qualquer acontecimento político que se realize como quero que se trata simplesmente de ficar em um plano de salvar vidas e não de outra coisa”.

O Prelado declarou que enquanto se tenha uma resposta a Igreja na Colômbia, seguirá “rezando para que eles tomem em consideração a proposta pela paz do país".