Após suas reflexões sobre o Pai-Nosso e a Ave-Maria, o Papa Francisco começará, em 17 de fevereiro, um ciclo de reflexões sobre a oração do Credo, através de um novo programa que será transmitido na TV2000.

TV2000, canal da Conferência Episcopal Italiana (CEI), anunciou, em 7 de fevereiro, o novo programa intitulado "Eu creio". Trata-se de uma série de diálogos que o Santo Padre tem com Pe. Marco Pozza, capelão da prisão de Pádua, que também o entrevistou sobre o Pai-Nosso e a Ave-Maria.

Informou-se que, como fruto dessas novas entrevistas, o sacerdote preparou o livro "Io credo, noi crediamo" (Eu creio, nós cremos), editado pela Libreria Editrice Vaticana e Rizzoli, que estará à venda em março.

"Às vezes nos vêm essas teorias que nos apresentam um Deus abstrato, um Deus ideológico", disse o Papa, "e que comprovam a existência de Deus como se fosse uma matemática". "Por outro lado – assinala – os santos compreenderam o que é crer em um Deus que é Pai e não num Deus com a varinha mágica".

O canal da CEI indicou que o novo programa terá oito episódios, dirigido por Andrea Salvadore, coautor junto com Pe. Pozza. TV2000 afirmou que “a ideia é voltar à raiz das antigas palavras da oração, atualizando-as através de encontros e comentários de testemunhos de nosso tempo”.

Francisco, que em cada edição reflete sobre as diversas frases do Credo, também aborda temas como os cristãos perseguidos, o populismo, Satanás, a fé, o mundanismo, o luxo na Igreja, os movimentos eclesiais, a máfia e os políticos, entre outros. Além disso, entre os autores citados está o Papa Emérito Bento XVI.

Em uma das transmissões, o Santo Padre adverte que "existe um processo contra o cristianismo" para "aniquilá-lo", "porque o cristianismo é uma ameaça".

Além disso, afirmou que "a fé deve ser transmitida justamente na linguagem da família, daquelas pessoas que se aproximam com amor; uma linguagem diferente da linguagem intelectual".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: