O novo Embaixador do Equador ante a Santa Sé, Francisco Salazar Alvarado, destacou a fé católica do povo equatoriano, o qual, disse, prepara-se para celebrar em 2006 os cem anos da prodigiosa "piscada" da imagem mariana da Dolorosa do Colégio.

“Este fato milagroso aconteceu quando aumentava a maior perseguição religiosa que se teve em nossa história”, recordou o diplomático. Em 20 de abril de 1906, a imagem da Dolorosa do Colégio, que se encontrava no refeitório do internato do Colégio São Gabriel, piscou sem parar durante quinze minutos.

Durante seu discurso, Salazar explicou que esse ano o ensino religioso foi abolido, proibiu-se toda manifestação pública da fé católica e se retiraram as missões da Amazônia.

“O que se anunciou como conquista de liberdades, converteu-se em sectarismo obscurantista”, afirmou e destacou que nesse contexto, “nossa Mãe a Dolorosa do Colégio cobrou vida para reconstruir o acionar religioso e missionário”. Em 1956 o Papa Pio XII a declarou Padroeira da Educação Católica no Equador.

Salazar também recordou que em 1873 o Equador foi consagrado ao Sagrado Coração de Jesus a pedido do Beato Pio IX, e em 1892 ao Imaculado Coração da María.

Do mesmo modo, depois de expressar o carinho do povo equatoriano para o Santo Padre, o embaixador afirmou que Bento XVI “conhece muito de perto os problemas equatorianos, pois desde o Arcebispado de Munique, através de organizações alemãs católicas, tem satisfeito quantas necessidades teve o Equador”.

Francisco Salazar Alvarado assume pela segunda vez o cargo de Embaixador do Equador ante a Santa Sé. A primeira vez ocorreu em 1984, durante o pontificado de João Paulo II.