O Papa Francisco nomeou o professor John David Barrow, professor de matemática da Universidade de Cambridge, Reino Unido, como Membro Ordinário da Pontifícia Academia das Ciências.

O professor Barrow nasceu em Londres em 29 de novembro de 1952. Estudou com o eminente astrofísico Dennis Sciama na Universidade de Oxford.

Suas pesquisas se concentram nos níveis de irregularidade e na topologia do universo; na física das partículas e na cosmologia; nas origens dos elementos leves; na possível origem e fim do universo; nas soluções gerais das equações de Einstein e nas teorias gravitacionais de ordem elevado; na natureza das constantes fundamentais da física e na introdução de novos modos de usar a astronomia para investigar sua invariabilidade no tempo.

É conhecido pelo livro "O princípio antrópico", do qual é coautor, junto com o matemático F. J. Tipler. Além de professor de Ciências Matemáticas no Departamento de Matemáticas Aplicadas e Física Teórica da Universidade de Cambridge, é Diretor do Millennium Mathematics Project, um programa para melhorar a apreciação das ciências matemáticas e suas aplicações.

Recebeu inúmeros prêmios, entre os quais estão o Templeton Prize de 2006 e o ​​Faraday Prize da Royal Society em 2008.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: