Hoje na inauguração da Conferência “De Solidariedade à Liberdade” em comemoração aos 25 anos do nascimento do primeiro sindicato livre do mundo comunista “Solidariedade”, o presidente polonês Alexander Kwanieswski, afirmou que a liberdade não pode existir senão existe a solidariedade e principalmente, a solidariedade com confiança e respeito mútuo.

Kwasniewski rendeu homenagem a Lech Walesa, “líder indisputável de Solidariedade” e recordou o papel realizado pela Igreja Católica e a grande influencia do Papa João Paulo II para os poloneses.

Por sua parte, Walesa declarou que foram os encontros com  João Paulo II os que fizeram possível que os poloneses compreenderam o que muitos milhões de cidadãos pensavam, e recalcou que quanto mais desenvolvida é uma civilização mais necessita dos valores. “Enquanto não fechem o féretro no que me coloquem podem estar seguros de que, na luta pelas reformas e a melhora do mundo, sempre estarei presente”, particularizou.

Na conferência participaram o ex-conselheiro de segurança do ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, Zbigniew Brzezinski; o comentarista britânico Timothy Gartoin Ash; o ex-ministro dos Assuntos Exteriores da França, Jean Bernard Raimond e o ex-dissidente soviético Serguiei Kovaliov.